top of page

Caquistocracia e a sua saúde


Já ouviu falar em caquistocracia? O termo é bem antigo, mas define com precisão de alfaiataria o que vivemos no cenário político mundial. O termo "cracia" todos já conhecemos bem pelo seu uso em nosso vocabulário. Ele deriva do grego e significa poder. O vemos em palavras como democracia (poder do povo), aristocracia (poder dos melhores ou mais sábios) e agora na caquistocracia, onde "kakistos" também do grego, é o superlativo de "kakos" que significa mau ou ruim. Ou seja, a caquistocracia é o literalmente o governo realizado pelos piores ou menos qualificados e mais inescrupulosos elementos de uma sociedade.

Apesar da importância histórico-política deste termo, qual seria sua relevância numa página que trata de saúde e acupuntura?

Em primeiro lugar, porque não vivemos isolados do nosso meio. O que ocorre ao nosso redor nos influencia e é influenciado direta ou indiretamente por nós, queiramos ou não. Há uma linha de continuidade em toda relação de pertencimento social, o que transcende nossa percepção e até mesmo nossa compreensão. Mas ela está ali, gerando efeitos em nós.

Em segundo lugar, porque a gestão individual de nossa saúde, infelizmente, pode estar seguindo por caminhos muito parecidos a estes da política.

Me explico.

É com muita tristeza que recebo com frequência no consultório pessoas que estão fazendo tudo errado com a sua saúde e alimentação, querendo e acreditando piamente estar fazendo o melhor. São pessoas leigas na área da saúde, mas que se municiam de informações as mais variadas daqui e dali, formando uma colcha de retalhos de informações desencontradas que, ao invés de produzir uma condução coerente pelos caminhos da boa qualidade e quantidade de vida, vão por caminhos opostos. Alguns exemplos são rituais bizarros (como jejuar pela manhã ou substituir a janta por guloseimas), a automedicação e suplementações nutricionais desnecessárias ou até prejudiciais (como excesso de vitaminas lipossolúveis ou uso de medicamentos contraindicados para sua condição).

Nesta semana, recebi uma moça que só queria dar uma equilibrada na sua saúde com a acupuntura. A princípio, sua única queixa seria a dificuldade para dormir, tendo o sono muito agitado e acordando cansada e sem energia. Verificando sua rotina descobrimos que ela pula da cama pela manhã, toma apenas um café preto e vai trabalhar. Um farto almoço é sua única refeição do dia, voltando a se alimentar novamente por volta das 22 horas, quando come apenas um balde de pipocas. Faz uso de pílulas anticoncepcionais sem intervalo, ou seja, não menstrua.

Não vou me deter na explicação detalhada de cada um destes itens, mas posso afirmar que estão todos equivocados. Apesar dela ser uma pessoa bem articulada e inteligente, a administração que ela faz de sua saúde é temerária e vai sim produzir inúmeros sintomas e doenças ao longo dos anos. Como ainda é jovem, somente o sono tem apresentado alterações, o que também configura mais um agravante, vindo a gerar novos e diferentes sintomas futuros, numa bola de neve difícil de conter.

Sem mudanças consistentes de hábitos e adequação a uma rotina mais saudável e orientada especificamente para o seu caso, só a acupuntura não poderá auxiliar esta moça, pois estaremos apenas enxugando gelo.

A saúde que queremos depende das escolhas que fazemos, e estas dependem de informação articulada com a nossa realidade. As informações sobre saúde contidas na mídia em geral podem ser ótima qualidade, mas não necessariamente trazem a melhor orientação para o seu caso.

Para evitar que nossa vida interna se transforme numa caquistocracia é melhor procurar quem entende do assunto e fazer a coisa certa desde o princípio, sem emendas ou jeitinhos, senão... Basta olhar os noticiários e ver como anda a nossa política!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page