top of page

Os Erros Nossos de Cada Dia

Recentemente fui convidada a almoçar na casa de um casal de amigos de idade mais avançada.

Na mesa se servia apenas macarrão ao sugo e pudim de leite.

Enquanto comíamos, não me saia da cabeça a conversa anterior desta senhora, em que me contava o triste avanço dos sintomas de demência senil de seu marido.

Qual a relação entre uma coisa e outra?

Este tipo de refeição baseado em carboidratos refinados de alto índice glicêmico, pode ser o melhor em termos de facilidade de deglutição e de digestão, principalmente para idosos, mas é o mais pobre em termos nutritivos e, possivelmente, o mais perigoso em termos de produção de sintomas como estes de demência apresentados pelo senhor, além de outros como desarranjos intestinas e dores.

O Meridiano do Baço-Pâncreas é o responsável por funções do encéfalo como pensamento e memória e o seu sabor correspondente é o sabor doce. Mas jamais o doce proveniente do açúcar, como erroneamente acreditam alguns. É o doce suave e natural de tubérculos como a cenoura, a mandioquinha ou a beterraba, ou de alguns frutos como pêssegos e nectarinas. Bebidas adoçadas, sobremesas cheias de açúcar e farinha branca, e até mesmo excesso de massas sem açúcar, mas cheias de carboidratos simples como macarrão, pães e biscoitos, são uma bomba deletéria ao fino equilíbrio energético do aparelho digestório.

Este tipo de confusão sobre os sabores ocorre, pois, apesar da medicina chinesa ser muito anterior a qualquer outro tipo de medicina praticada atualmente no ocidente, ela demanda uma mudança de paradigma, uma forma diferente de se entender esta teoria de funcionamento de nosso organismo. Nela, a qualidade está sempre à frente da quantidade e, muitas vezes, a quantidade excessiva, mesmo de algo de qualidade, pode gerar o desequilíbrio pelo excesso. Para explicar isto temos a imagem do Tao, símbolo em que Yin e Yang se complementam numa dança constante, onde quando um chega ao seu ápice, se transforma no outro.

Outro exemplo interessante é quanto ao sabor picante relacionado ao Meridiano do Pulmão e sua víscera acoplada, o Intestino Grosso. Mais uma vez falamos aqui de sabor levemente picante e natural da substância como no caso da rúcula, do agrião, do nabo e rabanetes. A pimenta do reino negra, por exemplo, é um dos maiores venenos para o intestino, e a pimenta vermelha desequilibra o Meridiano do Pulmão, fazendo com que este abra excessivamente os poros da pele, eliminando o excesso de calor, mas perdendo com isto Qi e líquido corpóreo, gerando desequilíbrio no sistema como um todo.

Ainda falando de Pulmão, não é raro tentarmos orientar fumantes a cessar com o vício e receber como resposta que sua avó ou outro parente qualquer morreu aos cento e poucos anos e fumou até morrer. Pois é, mas esta idosa vem de outros tempos, quando a água e o ar eram limpos, não se usavam os agrotóxicos e conservantes de hoje, não havia alimentos transgênicos, os alimentos consumidos eram os da estação, refrigerantes e doces eram consumidos somente em dia de festa, não havia tanto estresse e tanta pressa, não se sabia das notícias ruins do mundo inteiro 24 horas por dia, dormia-se cedo, enfim, provavelmente o único tóxico à saúde que ela estava submetida era aquele proveniente do tabaco. Então o organismo tinha condições de administrar. Hoje não é assim. Os casos de câncer pelo tabagismo tem se inciado cada vez mais precocemente. E não só estes, mas todos os casos de câncer estão em franca ascensão, preocupando famílias e profissionais da saúde.

É hora de repensarmos o que fazemos com a nossa saúde.

É verdade que nunca vimos um avanço tão grande da medicina, com recursos tecnológicos fantásticos a nos proteger de nós mesmos. Mas isto não justifica nos descuidarmos da saúde, porque haverá conserto posterior. A vida não é assim linear e simplista.

E pior do que sofrer por um erro cometido deliberadamente, por um descuido intencional, é vermos pessoas se esforçando, buscando por informação e pagando por serviços profissionais que não as ajudam, pelo contrário, podem piorar sua já frágil saúde.

Acostume-se a funcionar na faixa da prevenção e busque sempre informação de qualidade para te auxiliar a viver melhor, numa vida longa, saudável e feliz.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page