top of page

Já está brotando a Primavera


Hoje começa uma nova e esperada estação do ano, a primavera, mesmo que o nosso clima já não respeite tanto assim o calendário no que tange aos ciclos naturais.

Infelizmente a natureza como um todo, seja a nossa natureza interna quanto aquela externa a nós, vem sofrendo com os desmandos de nossos desejos e apetites desenfreados. Estamos desmatando e explorando excessiva e desordenadamente a natureza e tudo tem um preço. No caso, o preço é muito alto, pois é pago com a própria vida, nossa e de outras espécies.

Mas vamos falar de acupuntura...

A primavera é estação do ano regida pelo elemento Madeira, relacionado à energia do Fígado e da Vesícula Biliar.

Durante o período anterior, no inverno, os dias eram mais curtos e o apetite mais longo, o que nos leva invariavelmente a um ganho de peso e, muitas vezes, a um ganho de toxinas, acumuladas pela alimentação desregrada e por um maior sedentarismo. Assim como ocorre na natureza, em que no inverno as sementes permanecem dormentes no solo e brotam logo que a temperatura e a umidade se elevem na primavera, nosso corpo acumula não apenas gordura, mas uma série de toxinas. Estas também começam a brotam pela pele com o suor aumentado, e por sintomas como o surgimento de casos de alergias, enxaquecas, dores de cabeça e pelo corpo como na fibromialgia, etc, porque há uma maior abertura do fígado que começa a extravasar estas toxinas acumuladas no período anterior. É como a semente que se rompe na terra lançando seus brotos.

A semente deixa de existir para dar lugar a uma nova planta, assim como o passado representado simbolicamente pelo inverno dá lugar a uma nova estação mais luminosa. Deixamos (ou deveríamos deixar) o passado para trás, e seguir adiante com energias renovadas na roda da vida. Mais uma vez, a simbologia é muito interessante, porque o fígado é um grande representante desta força de renovação, pois ele é o órgão de mais surpreendente capacidade de regeneração em nosso corpo.

Para nós, humanos, o processo todo é sentido como um novo parto em vida, um passo adiante que nos leva a novos desafios e oportunidades. Se a vida seguisse apenas numa linearidade monótona e constante, as possibilidades de amadurecimento seriam bem menos ricas. E não seria racional que os desmandos e acúmulos não cobrassem o seu preço, assim como não faz o menor sentido continuar carregando seus frutos. Há que haver a possibilidade de catarse e renovação para continuar adiante mais leve e, porque não dizer mais sábio, com os aprendizados da fase que se encerra. Por isso, a vida, se encarrega de produzir ciclos para dentro, de acúmulo e introspecção, na mesma medida daqueles para fora, com consumo e expansão. É o velho e bom equilíbrio entre as forças opostas e complementares do Yin e Yang, que formam um todo harmônico.

Então, de nada adianta reclamar destes sintomas sazonais ou colocar a culpa dos males na nova estação. Nem na anterior, porque quem fez errado fomos nós.

O que nos cabe é buscar entender estes ciclos em nós, suas causas e seus efeitos, para passarmos a viver de forma mais consciente e responsável, plantando e colhendo a nossa própria felicidade.

O que você irá colher nesta primavera?

Espero que mais flores do que espinhos.

Uma dica, comece a nova estação com um processo de desintoxicação, abusando dos brotos germinados e das folhas verdes. Suco verde é uma ótima pedida para começar o dia. ;)

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page