Vamos pegar no seu pé!
Os pés são uma parte muito importante do corpo no que tange à Medicina Chinesa.
Talvez a mais conhecida abordagem terapêutica oriental dos pés seja a Reflexologia ou Terapia Podal, que tem nos pés um microssistema, ou seja, o corpo todo, com seus órgãos e sistemas representados energeticamente e acessáveis por meio de toques e manobras específicos, produzindo bem estar e equilíbrio.
A terapêutica ocidental também dispõe de técnicas específicas de toque e massagem em pontos dos pés que são capazes de produzir relaxamento profundo e sensação de bem estar, além de benefícios na saúde geral. Um exemplo é a Calatonia, técnica criada em meados do século passado pelo médico húngaro Pethö Sandór, que descobriu os efeitos terapêuticos do toque suave nos pés inicialmente com mulheres com problemas circulatórios no período da segunda Guerra Mundial.
Mas por que os pés são tão importantes em terapias sutis, se eles são justamente o que nos coloca em contato mais íntimo com a matéria mais bruta, o chão?
Na verdade, não tenho uma resposta filosófica para esta questão, mas a acupuntura dispõe de uma resposta bastante objetiva. Na ponta dos dedos dos pés e na sua base, nós temos o ponto de início e de final de seis importantes meridianos energéticos do corpo. São eles os pontos iniciais dos meridianos dos Rins, do Baço-Pâncreas e do Fígado, e os pontos terminais dos meridianos do Estômago, da Vesícula Biliar e da Bexiga.
Dentro dos fundamentos da Medicina Oriental, isto quer dizer muita coisa, o que faz destes pontos referência em várias formas de tratamento dos mais variados distúrbios orgânicos que se possa imaginar. Só para dar um exemplo, ao se puncionar abaixo da base ungueal do hálux podemos interromper uma hemorragia, inclusive menstrual.
Por isso que os pés devem ser tocados, massageados, ter a pele hidratada e as unhas bem cuidadas. No caso específico das unhas, temos também outros aspectos a considerar. Elas representam uma manifestação externa do estado, a longo prazo, do funcionamento energético do Fígado. Então a presença principalmente de micose nas unhas do pés é um indicativo claro de que o Qi do Fígado pede socorro. Por isso que a maioria das micoses começa no dedão do pé (ponto inicial ou, como é mais conhecido, Ponto Fonte ou Nascente do meridiano do Fígado) e é por isso também que a maciça maioria dos tratamentos para micose de unha não funciona. Ou melhor, eles funcionam, mas depois de pouco tempo a micose volta. Porque, apesar dela ser causada por um agente externo, um fungo, este somente irá proliferar onde houver condições adequadas para isso, que são calor e umidade. Mas não apenas calor e umidade externos. As velhas recomendações de secar bem os pés, funcionam em parte. Existe um tipo de calor e umidade que não é passível de ser enxugado com toalhas ou secador. Ele só será "enxugado" pelo uso de técnicas de acupuntura e moxabustão, porque é um tipo de calor e umidade que circula internamente, pelos canais de energia, devido a um desequilíbrio próprio daquele indivíduo.
Um acupunturista bem treinado, apenas observando e tateando os pés, pode dizer muito sobre a saúde de uma pessoa. E muito pode fazer para ajudá-la.