top of page

Você sabe para que servem as Ventosas?


O uso de ventosas assim como o de sangrias se perdem no tempo, pois várias culturas, em diferentes períodos, apostaram na estratégia de se retirar do organismo algo que poderia ser a causa de um mal. No oriente há registros muito antigos que acompanham o desenvolvimento da milenar Medicina Chinesa. No ocidente, além do uso por índios, principalmente os americanos, há também registros bem consolidados das preconizações de Hipócrates para o método, cerca de 4 séculos antes de Cristo. Isto sem se falar no assustador e popular uso medieval das sanguessugas sobre a pele dos enfermos.

E, se a técnica continua a ser utilizado ainda nos dias de hoje, significa que deve funcionar. Vamos entender melhor.

Do ponto de vista mecânico, no caso das ventosas secas (sem a necessidade de previamente escarificar a pele promovendo a retirada de um pequeno volume de sangue no local) se aplica uma pressão negativa por meio de vácuo sobre a pele, fazendo com que haja uma ligeira vasodilatação no local da aplicação. Esta vasodilatação cessa com a retirada da ventosa (que pode ser de vidro, de acrílico ou até mesmo de outros materiais mais rústicos como bambu ou chifres de animais) após alguns minutos e dá lugar a uma ligeira vasoconstricção reativa. Este movimento de bombeamento capilar ativa a circulação tanto de sangue quanto de energia Qi (pois os dois andam juntos), promovendo a dispersão da estagnação, a drenagem da linfa e a liberação de nódulos musculares, aliviando pontos de dor local, assim como influenciando a condição geral de fluxo energético por influenciar diretamente o fluxo nos meridianos.

A ventosaterapia é considerada mais eficiente até do que as manobras de massagem terapêutica nos casos de dores corporais, pois, segundo a Medicina Chinesa, no caso da massagem, na maioria das técnicas, só se promove a pressão, levando os elementos patogênicos a se aprofundarem. Com o uso das ventosas, e mesmo com as sangrias, ocorre exatamente o contrário, a promoção da superficialização e mais facilmente a eliminação destes elementos, trazendo-os para as camadas mais externas da pele, por onde corre a energia de defesa ou de imunidade do sistema energético do corpo.

Um exemplo desta aplicação que ficou mundialmente famosa, foi a utilizada nos atletas, principalmente os da natação, nas últimas olimpíadas. Além da proposta de analgesia, no caso específico dos nadadores, as ventosas são muito utilizadas, porque a Medicina Chinesa inclui a água/umidade como fator altamente patógeno, quando entra no sistema orgânico e que deve ser retirada. Há diferentes técnicas para fazê-lo, sendo a ventosaterapia uma das mais eficientes.

Então, respondendo à pergunta inicial, as ventosas servem para dispersar estagnações, eliminar toxinas e patógenos, relaxar musculatura, ativar circulação sanguínea e energética, drenar linfa, estimular o sistema imunológico e regular a atividade dos fluidos naturais nas várias partes do corpo. Pode ser utilizada como técnica isolada ou associada a outras como a acupuntura e a moxabustão, não é dolorosa, mas pode deixar marcas temporárias na pele.

Vale experimentar. A sensação que fica depois de uma sessão é a de leveza e relaxamento.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page