top of page

Por que atividade física é tão importante?


Estamos cansados de ouvir que devemos nos mexer, que deve haver uma regularidade nos exercícios físicos, que é importante fazer ginástica para uma vida saudável.

Mas por que é tão importante cuidar dos músculos?

Este é exatamente o centro da questão. Fazer atividade física não é sinônimo (apenas) de cuidar dos músculos e da aparência física. Vai muito além disto. Na verdade o resultado sobre os músculos e a aparência física são as últimas consequências de uma série de efeitos benéficos sobre a saúde geral.

Em primeiro lugar temos os efeitos salutares sobre a circulação sanguínea, tão prejudicada pelos maus hábitos posturais e alimentares. Depois, devemos sublinhar os efeitos positivos sobre o metabolismo, pois há a mobilização de uma variada gama de moléculas como glicose e glicogênio, ácido lático, hormônios, neurotransmissores, íons e até a própria gordura e água. O sistema linfático é beneficiado pelo auxílio na drenagem da linfa e dos humores, bem como na produção e distribuição dos elementos do sistema imunológico. O coração e os pulmões são diretamente afetados gerando condicionamento e longevidade. A parte psicológica é banhada por uma série de neurotransmissores liberados pelo exercício, gerando prazer e bem-estar. Há um melhor controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicérides, do estresse, da obesidade, das dores crônicas, da calcificação dos ossos, reduz o risco de câncer, enfim, a lista parece não ter fim.

É lógico que exercício mal feito, sem acompanhamento ou em excesso (como tudo na vida!) pode trazer prejuízos à saúde, mas orientação e profissionais gabaritados existem de sobra.

Num artigo recente, o Dr Drauzio Varella que é um conhecido médico e maratonista disciplinado, com ironia bem medida questionava se realmente todo aquele esforço, as dores frequentes, o acordar mais cedo, o enfrentamento de condições climáticas desfavoráveis, etc valeriam mesmo a pena. Sua conclusão era de que talvez o exercício não fizesse tão bem assim, mas seguramente o sedentarismo faria muito mais mal ainda, então a escolha era clara.

Do ponto de vista da medicina chinesa, toda a saúde está baseada na energia Qi e no seu movimento constante. Energia parada é sinônimo de morte. Então, o exercício físico, além de todos os itens listados acima, também promove o fluxo saudável e constante da energia vital, banhando e nutrindo cada célula do corpo, trazendo vida e saúde para o corpo e para a mente.

Em um próximo post, falarei sobre a dialética Yin/Yang da cultura oriental, para que se entenda que, assim como na alimentação há que haver o equilíbrio entre Yin e Yang, na atividade física também encontramos exercícios mais Yin ou mais Yang, que serão mais indicados para esta ou aquela pessoa ou circunstância.

Portanto mexa-se!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page