top of page

Terapêutica Susentável


O conceito da sustentabilidade deriva das proposições da ecologia e se baseia no tripé:

1) Consciência e respeito ambiental

2) Inclusão social e desenvolvimento cultural

3) Viabilidade econômica

Ou seja, o homem, seu meio e o seu sustento.

Ecologia nada mais é do que o respeito pelo ser e pelo seu meio, pois o ser e o meio acabam sendo um só, parte e todo.

A origem da acupuntura remonta de milênios antes de Cristo, época em que os únicos recursos disponíveis eram aqueles fornecidos pela própria natureza. A forma de diagnosticar era observando o homem e o seu meio, as estações do ano, a alimentação, os hábitos, etc, e a forma de intervir era utilizando ervas e objetos pontiagudos como espinhas de peixe, fragmentos de ossos ou lascas de pedras ou madeira, que faziam as vezes de agulhas rudimentares.

Hoje dispomos de inúmeros e bem-vindos recursos tecnológicos para diagnóstico e tratamento de todo o tipo de moléstia, mas, no mais das vezes, com alto custo financeiro e ambiental, desequilibrando totalmente o nosso tripé ecológico.

Já a acupuntura, mesmo nos dias atuais, apesar de inúmeros progressos e desenvolvimento de técnicas e instrumentos cada vez mais apurados, com o incremento da assepsia e de recursos indolores, ainda continua repeitando ao máximo o aspecto natural e ecológico, pois vê o homem como parte da natureza, numa relação de continuidade. Tratar pela acupuntura não é aniquilar uma moléstia ou seus sintomas. Não é arte da guerra. É tentar acordar as forças de cura do próprio organismo que se encontram adormecidas ou prejudicadas por desvios de conduta como alimentação equivocada, desrespeito aos ciclos de sono/vigília, excesso de estresse social e químico, falta de laser saudável e reenergizante, etc. É acordar o que há de mais natural em nós, para que o próprio corpo se cure ao reencontrar o seu equilíbrio.

Assim, a acupuntura respeita o indivíduo, fornecendo alternativa terapêutica personalizada e de alta efetividade; respeita o ambiente produzindo baixíssimo impacto com o reduzido lixo produzido em todas as suas etapas, desde a produção dos insumos até o tratamento; e respeita as leis econômicas que regem a sociedade permitindo uma remuneração justa ao profissional que adequa seus honorários à população atendida. Assim, ao mesmo tempo em que trata um desequilíbrio individual, não afeta negativamente o equilíbrio global.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page