Enxaqueca
Há diferentes tipos de dores de cabeça e portanto, para diferentes causas haverá igualmente diferentes abordagens terapêuticas. No geral, a acupuntura funciona muito bem na redução ou resolução da maioria das cefaleias. No entanto, há um tipo em especial onde a acupuntura tende a apresentar resultados menos satisfatórios se não houver uma mudança em alguns hábitos de vida por parte do paciente. Este é o caso da enxaqueca. Vejamos por que.
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça bem específico que pode ter várias origens, que citamos a seguir, não em ordem de importância:
1) Genética - Está comprovado que a enxaqueca está presente em algumas famílias mais do que em outras. Este dado pode ser questionado pelo fato de poder haver não uma suscetibilidade orgânica pré-determinada, mas o carreamento de hábitos de vida deflagradores de crises. Acredito que o mais provável seja a soma destes dois fatores, pois hábitos negativos à saúde poderiam causar diferentes sintomas e síndromes.
2) Hormonal - Também está comprovado que há mais mulheres sofrendo de enxaqueca do que homens. Mas esta diferença cai por terra quando comparamos os dois gêneros nas idades anteriores à puberdade ou posteriores à menopausa. Isto porque o estrogênio produzido nos ciclos ovulatórios das mulheres (ou obtido artificialmente por meio de anticoncepcionais) deflagra um tipo de reação inflamatória no organismo, que gera dor. Mas esta não é a única causa, senão não haveria enxaqueca em homens ou crianças. Ela é uma das causas num quadro multifatorial.
3) Dieta - Comer errado ou mesmo comer certinho, mas com determinados alimentos gatilho pode ser o deflagrador mais devastador de uma crise de enxaqueca. Os alimentos vão variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem o chocolate (no topo da lista), bebidas ricas em cafeína, laticínios (principalmente originários de leite cru), álcool, glúten, açúcar, entre outros. Este talvez seja o item mais importante, pois é o único onde podemos exercer algum controle efetivo. O primeiro passo consiste em tentar fazer listas de alimentos suspeitos e verificar se eles estão ou não envolvidos no processo. Importante salientar que, por vezes, as reações podem levar dias para acontecer, como ocorre frequentemente com o glúten que pode levar de 2 a 6 dias em média para gerar o problema.
4) Sono - Outro fator muito importante e que deve efetivamente ser adequado. A sabedoria oriental, bem como pesquisas ocidentais atuais apontam que não adianta acordar mais tarde no dia seguinte para compensar as horas de sono. Há a necessidade de se dormir mais cedo. Há até um ditado que diz que quanto mais cedo antes da meia-noite se for dormir, melhor a qualidade do sono e seu resultado sobre a saúde. De acordo com a medicina chinesa das 23h00 às 03h00 é fundamental estar dormindo, pois este é o horário de energização do sistema fígado/vesícula biliar, os grandes vilões quando o assunto é enxaqueca, mal humor e mal-estar em geral.
5) Medicamentos - Mais uma vez o assunto recai sobre o fígado e a metabolização de tudo que é química que entra no organismo. Um fígado sobrecarregado pelo excesso de medicações, pode estar menos disponível para melhor processar os alimentos menos saudáveis que constam da alimentação de todos, ou ainda prejudicar o sono, por estar em franca atividade, quando deveríamos estar descansando (lembra do horário do fígado e vesícula pela medicina chinesa?).
Então, a acupuntura será altamente eficaz no auxílio dos casos de enxaqueca por promover uma harmonização na liberação hormonal, por proporcionar melhor qualidade de sono, a atenuação da ansiedade e das reações inflamatórias do organismo, por melhorar a circulação de sangue e de energia por todo o sistema e por promover a liberação das estagnações. Mas se persistirem as fontes externas como alimentos alergênicos, sobrecarga do sistema digestivo por excesso de açúcar e gorduras, excesso de medicamentos, uso de estimulantes que afetarão a qualidade e quantidade do sono, desregramentos emocionais (pela medicina chinesa o fígado atua como filtro nesta área também), de nada adiantarão os esforços terapêuticos, por melhor que estes sejam.
Muitas doenças trazem em seu bojo uma proposta pedagógica, um ensinamento para a vida daquela pessoa. Pode ser um chamamento para um vida mais saudável e consciente, como o desenvolvimento de virtudes qual a disciplina ou o comedimento.
Todos temos sempre algo a aprender com as situações que a vida nos impõe. Principalmente quando estas se relacionam com a nossa saúde e o nosso bem-estar.
Para minimizar as crises de enxaqueca ou quaisquer males da saúde se recomenda uma alimentação natural onde se descasca mais do que se desembala, sono reparador iniciando antes das 23h00, equilíbrio emocional e atividade física regular. Se puder adicionar algumas sessões de acupuntura, melhor ainda!