top of page

O Cigarro é uma Droga!!


Há pouco menos de duas semanas saiu na Revista GALILEU (http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/10/por-que-o-rio-grande-do-sul-e-regiao-com-mais-suicidios-do-pais.html) interessante artigo explanando sobre o significativo aumento de casos de suicídio na região de produção fumageira do Rio Grande do Sul. A constatação é derivada de uma pesquisa onde se concluiu que possivelmente a alta exposição dos trabalhadores agrícolas aos agrotóxicos tenha levado a um acúmulo destes em seus organismos, produzindo alterações neurológicas parecidas ao Mal de Parkinson, além de sintomas depressivos. O artigo diz: "Para os pesquisadores, tanto no caso do organofosforado, como no do manganês, intoxicações agudas ou uma exposição longa aos agrotóxicos deixam sequelas neurocomportamentais que podem evoluir para um quadro de depressão. Esse quadro, aliado a uma série de problemas econômicos e sociais, poderia levar ao suicídio."

Associada a esta estatística de aumento nos casos de autoaniquilamento da vida, não se pode esquecer os altos índices de uma variada gama de morbidades que alcançam os trabalhadores rurais expostos não apenas aos agrotóxicos, mas à própria nicotina contida na planta do tabaco, que produz elevado grau de intoxicação naqueles que a manipulam nas diversas etapas de seu cultivo e beneficiamento.

A afirmação de que a indústria tabagista gera empregos é questionável pelo alto índice de morbidade que analisamos até agora. O aumento de empregos gerado está mais fortemente concentrado na área dos profissionais da saúde, necessários para conter as terríveis consequências dos atos de consumir e produzir cigarros e eventualmente outras drogas.

Por fim, gostaria de ressaltar o desserviço que algumas campanhas bem intencionadas produzem quando tentam estimular que se cesse o tabagismo pela descrição dos efeitos benéficos que se alcançam com alguns minutos, horas, semanas e anos sem fumar. Este tipo de abordagem passa a falsa ideia de reversibilidade dos males causados por este vício, diminuindo a impressão negativa de seus efeitos sobre os adictos.

O assunto é polêmico e necessitaria de mais ampa abordagem, mas é preciso que se aja conscientemente e que se pare de produzir dano.

No caso do cigarro, o mal não está apenas na nicotina. Muito mais há a se perder ao se trocar um canal de absorção de energia vital, que é o da respiração, maculando todo o trato respiratório, circulatório, excretório, enfim, todo o organismo, pois onde há a necessidade de oxigênio, haverá o dano potencial.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa existem basicamente três fontes de energia vital:

- a primeira é a recebida dos pais no nascimento

- a segunda é a obtida pela digestão dos alimentos

- e a terceira é a obtida pela respiração

Desta forma, entendemos que o ato de alterar a respiração de alguma forma irá atuar diretamente sobre uma das fontes de abastecimento da energia que mantem a vida, impedindo o equilíbrio fisiológico do sistema orgânico como um todo, tornando o fumante altamente suscetível a qualquer tipo de doença pela exposição direta aos tóxicos do tabaco ou indireta pela vulnerabilização do organismo.

Por isso, o melhor a fazer é ficar longe do cigarro. Se precisar de ajuda, a acupuntura pode ajudar, tanto a reduzir a compulsão pela nicotina quanto na redução dos danos já instalados.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page